Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os artigos para publicação, trabalhos premiados e ensaios teóricos, devem ser submetidos através do portal da revista, entretanto, antes de enviar um artigo científico para a revista, é necessário que sejam seguidas algumas normas de pré-formatação do texto, conforme explicado a seguir.

  1. Formatação:
    1. Tamanho da folha: A4 (29,7 cm x 21 cm).
    2. Margens: superior = 3cm, inferior = 2cm, esquerda = 3cm e direita = 2cm.
    3. Editor de texto: Word para Windows (formatos doc ou docx).
    4. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
    5. Espaçamento: Duplo
    6. Tamanho: Os artigos e os trabalhos premiados, não deverão exceder 32 páginas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Os ensaios teóricos por sua vez, não devem exceder 15 páginas, incluindo quadros, notas e referências bibliográficas.
    7. NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a itens principais.
    8. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira.
    9. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados.
    10. ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.
  2. Conteúdo da primeira página:
    1. Título do trabalho em português e inglês, Em letra maiúscula e negrito centralizado.
    2. As palavras RESUMO E ABSTRACT em maíusculo e nengrito á esquerda sem parágrafo, Palavras chave e Keywords em negrito e logo abaixo da última linha. Resumo do texto em português e inglês, em que constem objetivo, método, resultado e conclusões, bem como de três a cinco palavras-chaves, em ambas as línguas, para difusão internacional. O resumo deve ter até 250 palavras e espaçamento simples.
  3. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número da página (se for o caso), conforme normas da APA.
  4. Referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA (devem ser incluídos os links de acesso direto, havendo DOI é imprescindível que este conste). Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2010). Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.) ou, em português, Manual de publicação da APA (2012. 6 ed. Porto Alegre: Penso Editora).
  5. Notas não devem ser colocadas no rodapé. Use-as o menos possível, numerando-as sequencialmente no corpo do texto, e as apresente no final do artigo, antes das referências bibliográficas.
  6. Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar em maíusculo e negrito,  título e fonte, em maiusculo e negrito. Além disso, estes devem ser inseridos no texto, no local adequado para sua apresentação. Deve-se evitar que repitam informações contidas no texto. 
  7. O artigo deverá ser submetido pela página da revista na Internet.
  8. O nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) da titulação acadêmica,  instituição(ões) de vinculação, e e-mail devem ser incluídos nos metadados no sistema de submissão da revista. Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao trabalho.
  9. É de responsabilidade do autor ou os autores a realização de uma revisão detalhada dos aspectos ortográficos e de concordância, do texto que será encaminhado para avaliação.

Artigos

Política padrão de seção

Trabalhos acadêmicos premiados

Nesta categoria serão publicados trabalhos acadêmicos de alunos concluintes, em formato de artigo, os quais deverão ter recebido avaliação igual ou superior a 9,0 na avaliação pelos membros da banca.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.